teste21
teste2
HomeGeral“Mermaid Adventures”, um RPG para crianças.

“Mermaid Adventures”, um RPG para crianças.

Capa de "Mermaid Adventures".

“Mermaid Adventures”, um RPG para crianças.

O que é

“Mermaid Adventures RPG” foi escrito por Eloy Lasanta, autor de outros RPGs. Após uma experiência bem-sucedida jogando Faery’s Tale (DriveThruRPG, RPGGeek), Eloy decidiu procurar por algo similar com temática de sereias. Como não encontrou, criou o seu próprio sistema, que foi desde então financiado no Kickstarter e usado pelo próprio Eloy com seus próprios filhos e os dos vizinhos, inclusive alguns com quadros do espectro autista.

Capa de "Mermaid Adventures".

Em “Mermaid Adventures”, os personagens não são apenas sereias tradicionais. Nesta ilustração da capa, vemos um homem-enguia e uma mulher-polvo.

Como é

O PDF é bem escrito. Tem ilustrações de bom apelo para a faixa etária pretendida (que parece ser de quatro a doze anos). A mecânica é descomplicada e acessível para crianças bem novas. A criação de personagens envolve a escolha entre oito variantes de meio-humanos marinhos, classificados em categorias como “povo-peixe”, “povo-tubarão”, “povo-enguia”, “povo-esponja”, “povo-ouriço”, “povo-lagosta”, “povo-arraia”, “povo-polvo”, com atributos iniciais e distribuição de pontos adicionais. Crianças mais novas podem simplesmente permutar como preferirem os valores 2, 2, 3 e 3 entre os quatro atributos (Corpo, Mente, Charme e Sorte). Tabelas bem planejadas de itens e poderes adicionais aleatórios também estão presentes. O resultado final é um sistema simples mas efetivo de criar personagens variados sem penalizar a paciência de crianças pequenas.

Também há uma tabela para os objetivos dos personagens. Naturalmente, não espero que crianças pequenas tenham mais determinação em seguir o que uma tabela aleatória diz do que adultos costumam ter. Mas é um recurso útil para criar de imediato traços de personalidade que podem se manifestar durante a narrativa.

O que é preciso

Uma leitura preliminar mostra que para jogar efetivamente o RPG é preciso ter uma quantidade de D6 (dados comuns de seis faces) de duas cores contrastantes, sendo recomendadas branco e preto. Meia dúzia para cada cor parece ser suficiente. Sabiamente, a mecânica pede que os dados sejam lançados apenas pela pessoa interessada em realizar a ação, o que reduz os conflitos de ritmo de jogo.

Há cinco propostas de aventuras inclusas no PDF básico, bem escolhidas e bem escritas, com temas como competição esportiva, recuperar a pérola que foi roubada da coroa da rainha, resgate de vítimas de um acidente, busca por uma criança perdida, e decidir como lidar com o apuro de se ver transformados misteriosamente em humanos.

Onde encontrar

O sistema é um PDF de 104 páginas que custa dez dólares no sítio DriveThruRPG (ou em seu irmão gêmeo RPGNow), na página para Mermaid Adventures RPG. Também pode ser adquirido como parte de um “bundle” que inclui uma expansão e um livro para colorir. Não vi esses outros dois livros ainda, mas como o DTRPG me dá o desconto do livro que já tenho, é muito possível que eu os adquira no futuro.


Escrito por Luis Olavo em 2017-Fev-09.

Share With:
Rate This Article

luisdantas@gmail.com

Sem comentarios

Deixe um comentário